logo

Como o Sódio e Potássio interferem na saúde renal?

Nesse texto você verá como que os minerais Sódio e Potássio podem interferir na saúde dos rins.

O sódio é um mineral que pode ser encontrado comumente nos sais de cozinha, possui então a função de reter líquidos em nosso corpo, ou seja, ele serve para impedir que percamos todo a nossa água de uma única vez e que haja a desidratação. Já o potássio é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo. Atuando diretamente nos nervos e músculos, é o nutriente que juntamente com o sódio regula a quantidade de líquido no nosso corpo.

Esses dois minerais atuam diretamente nas funções renais (termo utilizado no âmbito da saúde para se dirigir aos rins), por ser um órgão que possui a responsabilidade de manter o equilíbrio das funções fisiológicas do nosso corpo. Atuando na filtração do sangue, regularizando a pressão arterial, absorção de proteínas essências e eliminação de substancias tóxicas.

O sódio é de grande relevância ao organismo devido a sua capacidade de manter a saúde do coração, regularizando a pressão do sanguínea. Já para os rins atua diretamente sobre a hidratação do corpo, sendo responsável por reter o liquido no qual é ingerido ou eliminar substancia tóxicas presentes em alimentos ou bebidas que foram consumidas.

o potássio, assim como o sódio, atua na regularização da pressão do sangue, mas também possui outras funções essenciais como na otimização dos músculos durante a atividade física e ajuda a manter a saúde dos ossos.

Por isso, manter uma alimentação equilibrada é de grande importância para se manter saudável e estar com o organismo sadio para o dia a dia.

Texto por: Euana Linhares e Lyon Pereira (Acadêmicos de Biomedicina sob supervisão)

Supervisão: Dr. Ricardo Cota CRBM: 6855

Encontrou algum erro? Nos encaminhe no email marketing@labosaolucas.com.br