logo

A Diabete Melitus

Dra. Bruna Talia (CRBM:17.489) comenta sobre a Diabete Mellitus, os fatores que desempenham o aumento da mesma bem como os exames a serem realizados

O Diabetes Mellitus é caracterizado pela elevação da glicose no sangue, conhecida como hiperglicemia, onde o organismo não produz a quantidade suficiente de insulina ou não a utiliza de forma adequada, e pode ser diferenciado em 3 principais classificações, Diabetes Mellitus tipo 1, tipo 2 e gestacional.

A imagem e de dominio do Laboratorio Sao Lucas. Sendo permitido apenas para fins didaticos.

É um problema de saúde bastante relevante e de alta prevalência entre os adultos, sendo ainda mais comum em adultos acima de 60 anos. Na terceira idade essa maior prevalência está diretamente relacionada com a disfunção da célula beta, com resistência e menor produção da insulina, além das mudanças fisiológicas que ocorrem junto ao envelhecimento. Os fatores responsáveis por desencadear o Diabetes Mellitus tipo 2 estão ligados diretamente ao histórico familiar, fatores genéticos, sedentarismo, obesidade, tabagismo, hipertensão, etnia e envelhecimento. A partir das causas e complicações geradas por esta doença é possível preparar medidas preventivas a fim de amenizar os riscos e aumentar a possibilidade de um diagnóstico precoce e tratamento efetivo.

Para um diagnóstico precoce exames laboratoriais são de extrema importância, exames no qual se baseiam na dosagem da glicose plasmática.

O exame de glicemia em jejum é responsável por analisar a taxa de açúcar na circulação sanguínea.

TTG - Teste de tolerância à glicose, onde a glicose sanguínea é dosada em duas situações distintas. A primeira após, 8 horas a 12 horas de jejum, a segunda dosagem é realizada após o paciente ingerir uma sobrecarga de 75 g de glicose, onde o médico responsável prescreve quantas curvas serão necessárias para o paciente.

Hba1c - Hemoglobina glicada, o exame detecta qual o índice glicêmico no organismo nos últimos 2-3 meses.

Na estimativa mundial aproximadamente 463 milhões de adultos com faixa etária entre 20 e 79 anos possuem diabetes, proporção que leva a um aumento crescente com o passar dos anos. A partir disso concluiu-se que existem algumas complicações relacionadas a doença que se não tratadas podem se agravar no decorrer do tempo, por isso, é de suma importância o controle glicêmico, diagnóstico precoce e tratamento adequado para a doença.

Texto por: Dra. Bruna Talia CRBM: 17.239

Encontrou algum erro? Nos encaminhe no email marketing@labosaolucas.com.br