logo

Qual a importância do Jejum

Dra. Taiane Rogéria (CRBM-14289) explica qual a importância do preparo correto para se realizar um exame com jejum.

A diminuição ou privação de alimentos por um determinado período de tempo é conhecido como jejum, mas você sabe a importância do jejum correto para o exame de sangue?

Ao longo do nosso dia ingerimos uma variedade muito grande de alimentos que precisam ser digeridos. Mas até que a digestão ocorra, moléculas de gordura, proteína e carboidrato por exemplo, ficam na nossa corrente sanguínea e podem interferir na análise de alguns exames.

Quando o jejum é realizado de maneira correta e no tempo adequado para cada tipo de análise há uma menor chance de ocorrer resultados falsos e a confiabilidade dos testes é bem maior.

Mas você sabia que nem todo tipo de exame de sangue precisa de jejum?

É o caso do hemograma ou o B-HCG, por exemplo. Uma outra informação relevante é que o jejum nunca pode ultrapassar 14 horas para seu organismo não começar a consumir suas reservas energéticas podendo alterar seus resultados. Ademais, o consumo de água é liberado durante todo o tempo de jejum. A informação que a água interfere é um MITO.

Em caso de dúvidas, relacionadas ao jejum busque orientação médica ou de profissionais habilitados, evite seguir dicas da internet, elas nem sempre são confiáveis e podem causar interpretações errôneas.